domingo, 8 de janeiro de 2012

Organizando o ambiente de trabalho

Levantar-se da mesa de trabalho para buscar uma folha de papel que não está ao alcance de suas mãos pode ser sinônimo de perda de tempo. Isso porque no meio do caminho você troca uma ideia com um colega, toma uma água ou um cafezinho e, assim, o serviço não flui. A verdade é que não é nada fácil trabalhar sem o material de expediente à vista ou em uma mesa tão bagunçada que as pilhas de papel disputam espaço com o computador.

Acredite: existem profissionais se especializando em arrumar a bagunça da sua mesa de trabalho. Além da cobrança dos patrões, a organização no ambiente de trabalho é essencial para a agilidade na execução dos trabalhos e para que o funcionário renda mais, sentindo-se bem em seu recinto profissional.

Prezar pela otimização do tempo e do espaço é uma preocupação antiga, mas somente agora a 'moda' vigora nas repartições. Aqui no Estado, por exemplo, a Associação Paraibana de Qualidade atende empresas e instituições públicas com o objetivo de disseminar conceitos um programa chamado “D-OLHO”: Descarte, Organização, Limpeza, Higiene e Ordem mantida.
A finalidade é implantar novos hábitos para o desenvolvimento do trabalho diário das pessoas, otimizando os recursos, melhorando o bem-estar físico, mental e social de todos, e respeitando a relação com o meio ambiente.

Personal organizer
Há um tipo de profissional especializado neste tipo de consultoria: o organizador pessoal, que é mais conhecido pela nomenclatura em inglês, “personal organizer”. Apesar de parecer um prestador de serviço individual, ele também atende empresas e home offices.
De acordo com a consultora Hilda Lucena, os organizadores surgiram com o objetivo de ajudar os clientes a reordenar suas vidas domésticas e acabar com a desordem do lar. Suas funções vão desde arrumar um guarda-roupas e arquivar documentos até distribuir as tarefas, como o atribuir dias da semana para lavar e passar roupa. A orientação vale para solteiros, casais, homens recém-separados e famílias grandes.

Um comentário:

DUDA disse...

Como sempre dicas uteis. bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails